“E se a gente transformar ideias improváveis em realidade? Com apoio do público, criatividade e… carvão?”
O cronograma parecia incrível. Pena que era uma ilusão.
“Essa ideia é genial! Ou desastrosa. Depende do ponto de vista…”
“Antes de sair criando logo, vídeo, app e evento… você precisa de:
• Escopo: O que é esse projeto exatamente? • Público-alvo: Pra quem ele serve? • Objetivo: Qual resultado queremos atingir?
Planejamento é o antídoto da bagunça disfarçada de empolgação.”
“Então… o campeonato vai durar quanto? O que a gente entrega? Quem entrega o quê?”
“Nada contra espetinhos… mas seu cronograma tá cru. Vamos falar de planejamento de verdade.”
Sabe quais são os elementos de um planejamento básico? Se liga!
• Escopo do projeto – O que está e o que não está incluso. • Responsabilidades – Quem faz o quê. • Cronograma – Com datas e entregas definidas. • Recursos necessários – Pessoas, tempo, ferramentas. Exemplo: O campeonato tem 3 fases, dura 1 mês, com entregas semanais, e 2 pessoas por área.
A equipe rascunha um quadro de tarefas no Trello.
“Dividimos o projeto em entregas claras. Tem até corzinhas, ó!”
“Se não calcular direito, a última entrega come tudo. Literalmente, tudo.”
“Agora sim! Parece até profissional. E Spoiler: é.”