12 JANEIRO 1969
PROTOCOLO ZEPPELIN
Em 12 de janeiro de 1969, o Led Zeppelin lançava seu álbum de estreia nos EUA. No dia seguinte, 13 de janeiro, o mundo acordava tentando entender o que havia acabado de acontecer.
Não era apenas blues, não era apenas rock. Era um som "pesado como chumbo e flutuante como um dirigível". Jimmy Page, Robert Plant, John Paul Jones e John Bonham mudaram a arquitetura da música moderna em apenas 44 minutos de áudio. Jimmy Page tinha um conceito chamado Light and Shade. Diferente de bandas que eram barulhentas o tempo todo, o Zeppelin alternava entre o violão acústico delicado (Folk) e a guitarra elétrica esmagadora (Blues-Rock). Essa oscilação criou a tensão necessária para que o "peso" do Hard Rock realmente fosse sentido. Antes do Zeppelin, a bateria no rock era geralmente um acompanhamento rítmico. Bonham trouxe um som de bumbo pesado e uma técnica de estúdio (usando a acústica de salas grandes) que deu à música uma escala monumental.
▶ PLAY: COMMUNICATION BREAKDOWNGravado em apenas 36 horas, o álbum foi um exercício de eficiência e visão. Sem contrato de gravadora na época da gravação, Page financiou tudo, garantindo que ninguém pudesse dizer à banda como deveriam soar.
LEVEL UP: INSIGHT LIDERANÇA
Inovação real exige Skin in the Game.
Quando você investe seus próprios recursos, sua liberdade criativa se torna inegociável.
- Hard Rock Brutalista
- Uma sonoridade crua, direta e com foco no peso dos instrumentos sem muitos artifícios de estúdio.
- Overdubbing
- Processo de gravar novos sons sobre uma gravação já existente (Page usou isso para criar camadas épicas de guitarras).
- Riff
- Uma frase musical repetitiva que serve de base para a música – a "marca registrada" do Zeppelin.
- Engenharia de Som
- Jimmy Page, agindo como um arquiteto sonoro, utilizou técnicas de microfonação de distância para criar o "som de sala" (reverberação natural), algo que hoje é o padrão para qualquer gravação de rock profissional..
Utilize o caso "Led Zeppelin I" para o desafio: "O Protótipo das 36 Horas".
Os alunos devem identificar um problema e criar uma solução (podcast, vídeo ou projeto) em tempo recorde, priorizando a execução sobre a edição excessiva.

